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Questões de História - ENEM LIBRAS 2017 | Gabarito e resoluções

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Questão
2017História

(ENEM LIBRAS - 2017) Entre o sculo XII e XIII, a recrudescncia das condenaes da usura explicada pelo temor da Igreja ao ver a sociedade abalada pela proliferao da usura, quando muitos homens abandonam sua condio social, sua profisso, para tornarem-se usurios. No sculo XIII, o papa Inocncio IV teme a desero dos campos, devido ao fato de os camponeses terem se tornado usurrios ou estarem privados de gado e de instrumentos de trabalho pertencentes aos possuidores de terras, eles prprios atrados pelos ganhos da usura. A atrao pela usura ameaa a ocupao dos solos e da agricultura e traz o espectro da fome. LE GOFF, J. A bolsa e a vida: economia e religio na Idade Mdia. So Paulo: Brasiliense, 2004 (adaptado). A atitude da Igreja em relao prtica em questo era motivada pelo interesse em

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(ENEM LIBRAS - 2017) O major Schaeffer recebeu do governo de D. Pedro I promessas de recompensa financeira para cada imigrante recrutado. Para obter maior lucro, montou uma rede de subagentes espalhados pela Alemanha a fim de angariar colonos e soldados para emigrao. Os alemes que aceitavam vir para o sul do pas achavam que receberiam 50 hectares de terra, vacas, bois e cavalos, auxlio de um franco por pessoa no primeiro ano e de 50 cntimos no segundo; alm da iseno de impostos nos primeiros dez anos, liberao do servio militar, nacionalizao imediata e liberdade de culto. Entretanto, no decorrer dos anos, vrios desses compromissos nunca foram cumpridos. A Hora. Caderno especial: 192 anos de colonizao alem no RS. Disponvel em: https://issuu.com. Acesso em: 8 set. 2016 (adaptado). Considerando a conjuntura histrica da primeira metade do sculo XIX, essa poltica imigratria tinha como objetivo

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(ENEM LIBRAS - 2017) Constituio Poltica do Imprio do Brasil (de 25 de maro de 1824) Art. 98. O Poder Moderador a chave de toda a organizao poltica, e delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nao, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manuteno da independncia, equilbrio e harmonia dos demais Poderes Polticos. Disponvel em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 18 abr. 2015 (adaptado). A apropriao das ideias de Montesquieu no mbito da norma constitucional citada tinha o objetivo de

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(ENEM Libras - 2017) Traduo: Este o inimigo. Cartaz da Segunda Guerra Mundial. Autoria annima. Disponvel em: https://artifactsjournal.missouri.edu. Acesso em: 17 jun. 2015 Produzido e divulgado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, o cartaz tinha o objetivo poltico de

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(ENEM LIBRAS - 2017)Falavam em fuzilamentos, em gente que era embarcada nos avies militares e atirada em alto-mar. Havia muita confuso. Sempre que h mudana violenta de poder, a regra dos entendidos sumir, evaporar-se, no se expor, nos primeiros momentos da rebordosa, um sargento qualquer pode decidir sobre um fuzilamento. Depois as coisas se organizam, at mesmo a violncia estruturada, at mesmo o arbtrio. Mas quem, no meio tempo, foi fuzilado, fuzilado fica. CONY, C. H. Quase memria. So Paulo: Cia. das Letras, 1995. A narrativa refere-se ao seguinte aspecto da segurana nacional durante a Ditadura Militar:

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(ENEM Libras -2017) A construo da Transamaznica foi interpretada por alguns estudiosos como uma espcie de contrarreforma agrria, na medida em que abriu para as populaes rurais pobres uma nova fronteira de expanso. Na prtica, porm, os projetos de colonizao da Amaznia fracassaram ou no tiveram continuidade. Em 1985, o MST retoma a ancestral luta pela reforma agrria brasileira. Essa luta no nova, sendo defendida por abolicionistas do sculo XIX e pelas Ligas Camponesas nos anos 1950-60. DEL PRIORE, M.; VENNCIO, R. Uma breve histria do Brasil. So Paulo: Planeta, 2010 (adaptado). O processo histrico mencionado evidencia, em temporalidades distintas, um confronto entre

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(ENEM LIBRAS - 2017) Getlio libertou o povo, e so 8 horas de trabalho e s. No tinha que trabalhar dia e noite mais no. Getlio que fez as leis. A princesa Isabel assinou a libertao, mas quem nos libertou do jugo da escravatura, do chicote, do tronco, foi Getlio, Getlio Dorneles Vargas. Papai falava assim: Meu filho. Nunca houve no mundo governo igual a esse, meu filho. Relato de Cornlio Cancino, 82 anos, descendente de ex-escravos, Juiz de Fora (MG), 9 maio 1995. In: MATTOS, H.; RIOS, A. L. (Org.). Memrias do cativeiro: famlia, trabalho e cidadania no ps-Abolio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005 (adaptado). A construo da memria apresentada no texto remete ao seguinte aspecto da referida experincia poltica:

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(ENEM LIBRAS - 2017)Pedaos grandes e pequenos do Muro de Berlim encontram-se hoje em todos os continentes. A Fundao Federal para Superao da Ditadura encontrou fraes do Muro em cento e quarenta e seis lugares em todo o mundo. Deve existir mais metros do Muro nos EUA que em Berlim. SIBUM, H. O Muro de Berlim. DE Magazin Deutschland, n. 3, 2014. O interesse em adquirir partes dessa edificao histrica foi resultado da

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(ENEM LIBRAS - 2017)Os cartgrafos portugueses teriam falseado as representaes do Brasil nas cartas geogrficas, fazendo concordar o meridiano com os acidentes geogrficos de forma a ressaltar uma suposta fronteira natural dos domnios lusos. O delineamento de uma grande lagoa que conectava a bacia platina com a amaznica j era visvel nas primeiras descries geogrficas e mapas produzidos por Gaspar Viegas, no Atlas de Lopo Homem (1519), nas cartas de Diogo Ribeiro (1525-27), no planisfrio de Andr Homen (1559), nos mapas de Bartolomeu Velho (1561). KANTOR, . Usos diplomticos da ilha-Brasil: polmicas cartogrficas e historiogrficas. Varia Historia, n. 37, 2007 (adaptado). De acordo com a argumentao exposta no texto, um dos objetivos das representaes cartogrficas mencionadas era

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(Enem Libras - 2017) Todos os anos, multides de portugueses e de estrangeiros saem nas frotas para ir s minas. Das cidades, vilas, plantaes e do interior do Brasil vm brancos, mestios e negros juntamente com muitos amerndios contratados pelos paulistas. A mistura de pessoas de todos os tipos e condies; homens e mulheres; moos e velhos; pobres e ricos; fidalgos e povo; leigos, clrigos e religiosos de diferentes ordens, muitos dos quais no tm casa nem convento no Brasil. BOXER, C. O imprio martimo portugus: 1435-1825. So Paulo: Cia. das Letras, 2002. A qual aspecto da vida no Brasil colonial o autor se refere?

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(ENEM LIBRAS - 2017) Comparando as duas pinturas de Grome, no contexto da expanso imperialista do sculo XIX, a viso europeia do Outro associava-se a uma subjetividade

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(ENEM LIBRAS - 2017) O sistema de irrigao egpcio era muito diferente do complexo sistema mesopotmico, porque as condies naturais eram muito diversas nos dois casos. A cheia do Nilo tambm fertiliza as terras com aluvies, mas muito mais regular e favorvel em seu processo e em suas datas do que a do Tigre e Eufrates, alm de ser menos destruidora. CARDOSO, C. F. Sociedades do antigo Oriente Prximo. So Paulo: tica, 1986. A comparao entre as disposies do recurso natural em questo revela sua importncia para a

Questão
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(ENEM LIBRAS- 2017) TEXTO I Esta foi a regra que eu segui diante dos que me foram denunciados como cristos: perguntei a eles mesmos se eram cristos; aos que respondiam afirmativamente, repeti uma segunda e uma terceira vez a pergunta, ameaando-os com o suplcio. Os que persistiram, mandei execut-los, pois eu no duvidava que, seja qual for a culpa, a teimosia e a obstinao inflexvel deveriam ser punidas. Outros, cidados romanos portadores da mesma loucura, pus no rol dos que devem ser enviados a Roma. Correspondncia de Plnio, governador de Bitnia, provncia romana situada na sia Menor, ao imperador Trajano. Cerca do ano 111 d.C. Disponvel em:www.veritatis.com.br Acesso em: 17 jun. 2015 (adaptado). TEXTO II nossa vontade que todos os povos regidos pela nossa administrao pratiquem a religio que o apstolo Pedro transmitiu aos romanos. Ordenamos que todas aquelas pessoas que seguem esta norma tomem o nome de cristos catlicos. Porm, o resto, os quais consideramos dementes e insensatos, assumiro a infmia da heresia, os lugares de suas reunies no recebero o nome de igrejas e sero castigados em primeiro lugar pela divina vingana e, depois, tambm pela nossa prpria iniciativa. dito de Tessalnica, ano 380 d.C. In: PEDRERO-SNCHEZ, M. G. Histria da Idade Mdia: textos e testemunhas. So Paulo: Unesp, 2000. Nos textos, a postura do Imprio Romano diante do cristianismo retratada em dois momentos distintos. Em que pesem as diferentes pocas, destacada a permanncia da seguinte prtica:

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